Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Brasília discute aumento de conflitos agrários e nova lei de demarcação de terras indígenas

O aumento das invasões de terras e os conflitos agrários, principalmente no Paraná e em Mato Grosso do Sul, foram destaque na reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) desta terça-feira (29), em Brasília.

O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) alertou sobre a insegurança jurídica enfrentada pelos produtores e anunciou que a bancada protocolou um projeto de lei (PL) visando garantir o devido processo legal nas demarcações de terras indígenas.

“Estamos assistindo a uma verdadeira invasão de propriedades rurais. É um atentado contra o direito à propriedade,” enfatizou Souza, citando que a situação no Paraná e em outros estados exige respostas imediatas. Segundo o parlamentar, o projeto busca regularizar a proteção ao produtor e cobrar do estado uma atuação mais célere em casos de invasão.

“Se o governo não age, cabe ao Parlamento agir. Este projeto visa garantir que, quando houver esbulho possessório e o estado não atuar, o produtor seja compensado pelos prejuízos,” afirmou.

Souza também mencionou a falta de retorno nas conversas com o Ministério da Justiça sobre o tema. “Buscamos o diálogo, mas parece que falamos com uma parede,” criticou o deputado. Ele destacou que o projeto será tratado com urgência na Câmara dos Deputados, com o objetivo de garantir sua aprovação ainda este ano e posterior encaminhamento ao Senado.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

‘Criou-se uma indústria de RJ no agro que só enriquece advogados’, diz Santander

O ano passado registrou crescimento de 138% nos pedidos de recuperação judicial (RJ) no agronegócio…

Apagões Tornam-se Frequentes e Colocam Países em Alerta; o Brasil Corre Risco?

Um homem com uma lanterna caminha no metrô de Lisboa, afetado pelo interrompimento de…

Fávaro quer crédito do Plano Safra para problemas climáticos

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou nesta segunda-feira (18) que o Plano…