Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

animais são analisados e examinados para entrar na feira

Na Expointer 2024, em Esteio, no Rio Grande do Sul, a admissão de animais de diversas raças para o evento segue um protocolo rigoroso de controle sanitário e zootécnico. Conforme informações fornecidas por Pablo Charão, comissário-geral da Expointer, o processo de entrada dos animais começa no Portão 8, onde servidores do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi) realizam a conferência de documentos, Guias de Trânsito Animal (GTAs), exames e vacinas.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Se toda a documentação e condições sanitárias estiverem em ordem, os animais passam por exames clínicos para descartar sintomas de doenças infecciosas e garantir que estejam livres de ectoparasitas. Após essa avaliação, o Serviço Veterinário Oficial libera os animais para ingresso no Parque de Exposições, onde são alocados em suas baias específicas.

Na sequência, ocorre o julgamento de admissão zootécnica, onde técnicos da DDA e das associações de raças conferem características como peso, altura, espessura de gordura e conformidade genética. “Os profissionais verificam se os registros dos animais estão em dia e se possuem características genéticas compatíveis com suas raças. Caso apresentem algum defeito genético que comprometa a função reprodutiva, são desclassificados das competições, embora possam permanecer no parque“, explica Charão.

Além disso, há uma competição extraoficial para identificar o animal mais pesado da feira, cujo resultado será anunciado no próximo domingo. Touros das raças limousin, charolês e angus são frequentemente os vencedores.

Cuidados e bem-estar animal durante a feira

Durante a Expointer, o bem-estar dos animais é uma prioridade para os tratadores, que cuidam para que estejam confortáveis em suas baias. No entanto, a presença de um grande público pode causar estresse nos animais, mesmo os que estão acostumados a exposições. Tauane Dutra, médica veterinária e tratadora da cooperativa agropecuária Cotribá, explica que o acesso entre as baias é restrito para minimizar o estresse dos bovinos de leite, como vacas e novilhas das raças Jersey e Holandesa.

As vacas adultas da raça holandesa pesam em torno de 950 quilos, enquanto as terneiras têm cerca de 450 quilos. Já as vacas Jersey adultas pesam aproximadamente 650 quilos, e as terneiras, 250 quilos. “Na Expointer, elas são alimentadas a cada quatro horas com ração, silagem e polpa cítrica. As vacas são ordenhadas diariamente e as terneiras têm horários específicos para beber água“, detalha Tauane. Além disso, os animais recebem banhos diários e cuidados especiais com o escovamento dos rabos, especialmente quando se apresentam nas pistas de julgamento.

Este ano, entre os bovinos de leite inscritos na Expointer, destacam-se 143 animais da raça Holandesa, 125 da Jersey, 75 da Gir Leiteiro e 18 da raça Girolando, evidenciando a diversidade e qualidade genética presente no evento.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Proposta na Câmara pode gerar crédito específico para agricultura familiar

Um Projeto de Lei que está em apreciação na Câmara dos Deputados prevê a criação…

EUA Registram Primeiro Surto da Gripe Aviária Letal H7N9 desde 2017

Getty Images Mais recente surto de H7N9 foi detectado em uma fazenda com 47.654…

Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física começa hoje

O prazo de entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025,…